quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Pirâmide Alimentar



Os guias alimentares são instrumentos práticos utilizados na orientação de pessoas e populações para o consumo de alimentação balanceada, destinada a promover saúde e hábitos alimentares corretos.
A pirâmide alimentar é uma representação gráfica facilitadora para a visualização dos alimentos, bem como sua escolha e proporções nas refeições do dia. Ela é formada por oito grupos de alimentos, divididos em quatro níveis:
·         1º nível/ base: corresponde aos alimentos que formam a base da nossa alimentação e fornecem a maior parte de energia que necessitamos: cereais, pães, massas, biscoitos, bolachas e bolos.
·         2º nível: corresponde aos alimentos que regulam as funções do nosso organismo e aumentam a resistência às doenças por serem ricos em vitaminas, minerais, fibras e água. São eles: hortaliças (legumes e verduras) e frutas.
·         3º nível: fonte de proteínas, importante para a formação e manutenção de todas as células e tecidos orgânicos, é essencial ao crescimento normal. Os alimentos construtores são: leites, coalhada, iogurte e queijos; carnes e ovos e leguminosas (feijões).
·         4º nível/ topo: desempenham papel importante, agem como lipídeos estruturais na composição da membrana e como fonte de ácidos graxos essenciais, necessários ao desenvolvimento do organismo, como fonte de energia nesse período da vida. Estão nos seguintes alimentos: óleos e gorduras, açúcares e doces (inclusive mel).




REFERÊNCIA
GALISA, S.G; ESPERANÇA, L. M. B; SÁ, N.G. Nutrição Conceitos e Aplicações. São Paulo: M. Books do Brasil Ltda, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário