terça-feira, 5 de outubro de 2010

Baixo peso e dificuldade em se desenvolver





Desnutrição é uma situação de falta de nutrientes, deixando a pessoa fraca. A quantidade de nutrientes de que uma pessoa precisa varia de acordo com sua idade, altura, estilo de vida (se faz esportes, por exemplo) e muitos outros fatores. Portanto, fique atento ao que seu filho come: a desnutrição traz muitos problemas, atrapalhando até mesmo o crescimento.
A perda de peso, ausência de ganho de peso ou dificuldade em se desenvolver (DD), podem ser causadas por enfermidade aguda ou crônica, dieta restrita, falta de apetite, a constipação ou medicação, privação ou simples ausência de alimento
Uma avaliação cuidadosa da DD é critica e deve abranger o ambiente social e emocional do escolar, assim como qualquer achado físico.
Os estudos documentam falha de crescimento (pouco ganho de peso, baixa estatura e puberdade atrasada) nas crianças que restringiam suas dietas com receio de ficarem obesas. Em parte, foi associada as restrições de alimentos que surgem de: 1.preocupações dos pais sobre a obesidade, aterosclerose ou outros problemas de saúde potenciais; e 2. Ingestão de suco de fruta em excesso (AAP, 2001; Pugliese e cols., 1987)
A ausência de fibra na dieta ou hábitos intestinais precários que levam a constipação crônica pode resultar em falta de apetite, menor ingestão de alimentos e dificuldade em se desenvolver. Adicionar leguminosas e frutas (especialmente frutas secas), vegetais, cereais de café da manha de alto teor de fibras, muffins de farelo, ou todos, a dieta podem ajudar a aliviar a constipação, melhorar o apetite eventualmente promover o ganho de peso.
Se o escolar também tem baixa estatura, a possibilidade de deficiência de zinco deve ser investigada.
O fornecimento de energia e nutrientes adequados, assim como a educação de nutrição, deve estar entre objetivos do plano de tratamento. A nutrição é com frequência uma parte do plano interdisciplinar total para auxiliar os escolares e suas famílias.

REFERÊNCIA

STUMP; S. S e MCHAN; L. K Alimentos, nutrição e dietoterapia. 11º edição. São Paulo: Roco, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário