Alimentação escolar
O período escolar vai dos 7 aos 11 anos. O crescimento durante os anos escolares é lento, porém constante, acompanhado de um aumento na ingestão alimentar.
Hábitos alimentares, gostos e aversões são estabelecidos, a criança já tem mais interesse pelos alimentos e suas necessidades nutricionais são maiores nesta fase. Além disso, ela gasta mais energia em suas atividades esportivas.
Os escolares são mais independentes e, se bem orientados, podem selecionar seus próprios alimentos, assim como determinar a quantidade que vão comer.
O lanche escolar assume, nesta, fase, grande importância. Devem-se estabelecer os dias da semana em que a criança vai comprar o lanche e os dias em que ela o levará de casa, pois eles têm mais acesso a refrigerantes, frituras e guloseimas que, quando ingeridos em excesso, podem levar ao aumento de peso. De preferência, a criança deverá colaborar no preparo de seu lanche, para preservar bons hábitos alimentares, incluindo alimentos mais saudáveis.
Os problemas nutricionais mais frequentes entre os escolares são: obesidade, baixo peso/incapacidade de desenvolvimento, anemia ferropriva e cáries dentárias. (GALISA, 2008).
REFERÊNCIA
REFERÊNCIA
GALISA; M.S; ESPERANÇA; L.M.B e SÁ; N.G Nutrição conceitos e aplicações. São Paulo: M. Books do brasil Ltda. 2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário